domingo, 2 de novembro de 2008

TI e capacitação profissional

O desenvolvimento profissionalde novas tecnologias da informação possibilitou profundas mudanças no processo. Esse processo de mudança trouxe conseqüências ao mercado de trabalho no Brasil. As novas tecnologias exigem treinamento e muitas dependem de poucos funcionários, o que reduziu consideravelmente os postos de trabalho.
Mas, embora a TI tenha tido como efeito a drástica redução de empregos, permitiu a criação de outros que demandam maior grau de capacitação. E se por um lado os funcionários necessitam novas capacitações e mudança de postura nas organizações, por outro, os gestores também tiveram seus papéis alterados. Para estes a eficiência é criar condições para que outros profissionais sejam eficazes, de forma que sejam capazes de arranjar recursos, informações e conexões certas para realizar o seu trabalho.
O desenvolvimento da TI exige que todos os profissionais sejam mais selecionadores, questionadores e comparadores. Seu uso possibilitou mudanças até mesmo na concepção de grupo e no compartilhamento das informações, alterando a maneira de pessoas e órgãos se relacionarem.
De maneira geral, é possível dizer que o trabalho tende a ser sempre menos manual e mais intensivo em informação e em conhecimento, levando à necessidade de novos padrões de trabalho nas empresas.

Por: Ariela Bakir

Referência:

LAURINDO,Fernando José Barbin; SANTOS,Sérgio Luiz dos.Tecnologia da Informação e produtividade: identificação de fatores de suporte ao aumento da produtividade. In:XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção - Florianópolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004. Disponível em :www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0802_2018.

Nenhum comentário: