segunda-feira, 24 de novembro de 2008

PCP na solução da Informação,

Galera,

realizando a pesquisa para o artigo que o Alberto solicitou achei esse.
É bacana perceber como o PCP é eficaz.

Abraços


JCB do Brasil investe em tecnologia para agilizar planejamento e controle de produção
Fabricante de equipamentos para a construção e agricultura adotou solução da Star Soft para dinamizar processos internos
Fran Press Assessoria de Imprensa

A JCB é uma empresa multinacional que fabrica máquinas para os setores de construção e agricultura desde 1945. Atualmente, a companhia conta com 9 mil colaboradores, produz 279 modelos diferentes, oferece uma linha completa de produtos em mais de 150 países e possui fábricas em três continentes – a unidade brasileira se encontra em Sorocaba (SP).

Graças a essa complexidade nos negócios, faz-se necessário um fluxo de informações integrado e eficaz para os procedimentos internos da JCB do Brasil (controle do processo administrativo: compras, vendas, financeiro, controle de estoque e, principalmente, PCP - Planejamento e Controle de Produção). Todas essas atividades devem ser encaminhadas regularmente à matriz, localizada na Inglaterra.

Solução

Para organizar e sistematizar de maneira eficiente toda essa massa de informações, a JCB do Brasil procurou um parceiro que pudesse suprir essa carência, de forma ágil e com um excelente custo-benefício. Foi assim que a Star Soft – Indústria de Software e Soluções, presente há 19 anos no mercado – iniciou, em setembro de 2002, a implantação do Star Soft Client Server, sistema que garante estabilidade e segurança na transição de informações de maneira integrada e inteligente (linguagem SQL).
A implantação do projeto durou nove meses e foi dividido em cinco etapas: levantamento das necessidades de cada área; documentação realizada pelo consultor Star Soft; validação da documentação pela JCB do Brasil; parametrizações, configurações e treinamento; e testes e entrada em produção. Para isso, dez profissionais estiveram envolvidos – cinco da Star Soft e os demais da JCB.
Os principais desafios superados pela Star Soft foram, de maneira customizada, desenvolver um projeto diferenciado para gerar planejamento prévio de compras, obtenção de informações gerenciais precisas, antecipação de tomada de decisão, e implantação de um PCP com estruturas de máquinas.

Resultados

Atualmente, a JCB do Brasil conta com agilidade em seus processos, unificação das informações em um sistema integrado, dados disponíveis para análise, e ausência de retrabalho. Isso promoveu rapidez no cálculo das necessidades de materiais, antes realizado precariamente em uma planilha eletrônica.

A produção é diversificada, sendo que, em cada máquina, consta uma grande variedade de itens. Graças às mudanças, o tempo de cálculo de demanda de peças varia de uma a duas horas. Além disso, são geradas informações consolidadas para as áreas fiscal e contábil da empresa, facilitando o envio de relatórios regulares para a matriz.

"O Star Soft Applications nos ajudou a integrar todas as áreas e facilitou o controle da informação dentro da empresa", afirma Fábio Kruse, supervisor de tecnologia da informação da companhia. O crescimento da JCB do Brasil tem possibilitado novos projetos com a Star Soft, como a implantação do módulo de custos e do MPS (Master Production Schedule).

Sobre a Star Soft: há 19 anos no mercado, conta com uma equipe de 200 colaboradores e unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Com investimentos constantes na criação de novos sistemas, disponibiliza ao mercado uma ampla linha de produtos com tecnologia capaz de atender às necessidades de mais de 500 empresas que se beneficiam de suas soluções diariamente, facilitando todo e qualquer processo de gestão corporativa. Integram a linha Star Soft Applications as seguintes soluções: Software de Gestão Empresarial - ERP, Solução para Gestão Fiscal e de RH, Solução para Gestão em Mercados Verticais, BI-Business Intelligence, CRM, Workflow, SCM (Supply Chain Management) e Soluções WEB Integradas

Nenhum comentário: