domingo, 16 de novembro de 2008

Centralizar estoques, o novo desafio do varejo

Segundo estudo apresentado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a ineficiência na gestão de estoques é uma das principais causas da falta de competitividade no varejo,podendo levar um aumento no preço dos produtos ao consumidor.
Nos últimos anos as empresas do setor de varejo têm concentrado seus investimentos na centralização dos estoques, mais adequado para atender à demanda. Podendo reduzir os custos de armazenagem, mão-de-obra e equipamentos. Todos esses recursos podem, assim, ser direcionados para a área de vendas.
Porém, não basta ter consciência das vantagens da centralização dos estoques é necessario uma análise prévia e criteriosa sobre os riscos e oportunidades do empreendimento antes de mudar a area logistica da empresa. Isso porque os custos relativos a estoques, avarias, devoluções, armazenagem, transportes e pessoal podem aumentar ao invés de diminuir.
Seja um supermercado, farmácia, loja de material de construção ou de conveniência a implementação de um centro de distribuição implica avaliar, antes de mais nada, o momento estratégico da empresa.È valido lembra tambem, que a escolha do local é fundamental para verificar a demanda de cada regiao , custos de transportes, custos de armazenagem, incentivos fiscais e nível de serviço ao cliente.
Na corrida pelo ganho de competitividade pela centralização de estoques, muitas empresas do varejo já saíram na frente obtendo maior produtividade e diminuindo seus custos.

Por Camila de Cássia

Referencia BiBliografica:

KAMIO,Guilherme.Medida reduz custos e aumenta produtividade.Exame
junho,2008.Caderno Mudanças e Participação no Mercado,p.32.

Nenhum comentário: