domingo, 30 de novembro de 2008

Sustentabilidade nas Empresas

Compreende as ações da empresa que visam elevar sua produtividade, melhorar seus produtos e métodos de gestão e contribuir para a preservação do meio ambiente
Atualmente existem várias empresas que perceberam a importância da atuação sustentável e a partir disso buscam ações conscientes. Um exemplo de empresa que aborda tal conceito é a Natura. O conceito de sustentabilidade permeia todos os negócios da empresa, desde a criação de produtos, passando pelas embalagens até o compromisso de diminuição das emissões de gás carbônico na cadeia produtiva.
Mas ainda é fato que muitas empresas ainda estão alienadas a essa discussão. Através de pesquisa feita pelo Instituto de Marketing Industrial(IMI), percebeu-se que, embora a nova geração de executivos seja mais consciente em relação às questões ambientais e sociais, também está muito pressionada para ascender rapidamente na carreira, o que prejudica uma atuação efetiva nessa área.
De qualquer maneira o importante é que já existe a percepção , discussão e ações por parte de alguns, o que indica que e o caminho começa a ser trilhado, com alguns esforços se convertendo em vantagens competitivas à medida em que os próprios clientes começam a definir seus fornecedores com base nas práticas de responsabilidade socioambiental.
É importante pensarmos que mesmo lentamente já é possível ver práticas sustentáveis nas empresas e a tendência é que as ações tornem-se cada vez mais conhecidas nos diversos departamentos e permeiem todas as frentes de negócios.

Por Ariela Bakir

Referência: Marketing e sustentabilidade hoje. Disponível em: www.e-thesis.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4426&Itemid=82

Nenhum comentário: