segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A Revolução e a Produção

É fato que a partir da Revolução Industrial o trabalho e a produção nesse momento em série e padronizada passam a ter um novo significado uma vez que se inserem em uma ordem capitalista. ( vide Teoria da Administração científica) Mas a transformação nas indústrias passa a ter um novo significado também para o trabalhador. A trabalho segmentado e mecanizado deram condições para um aumento da produção sem precedentes na história do homem, o que teoricamente deveria proporcionar-lhe melhores condições de vida. Contraditoriamente, esse processo foi capaz de gerar um volume cada vez maior de riquezas e lucros e , na mesma proporção, a pobreza e alienação do trabalhador.
Nesse sentido,Karl Marx,pensador alemão , fala que o trabalhador é tanto mais pobre quanto mais riqueza que produz.Fala que o trabalho não apenas produz mercadorias, produz também a si mesmo e ao operário como mercadoria, e na proporção em que produz mercadorias em geral.

Por: Ariela Bakir

Para saber mais sobre as formulações teóricas de Karl Marx acerca da vida social na sociedade capitalista leia: QUINTANEIRO, Tânia.Um toque de clássicos:Durkheim, Marx e Weber.Belo Horizonte:Editora UFMG,1996.

Nenhum comentário: