quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Softwares e Mudanças Organizacionais

O surgimento das novas tecnologias transformaram o processo produtivo, estrutura e estratégia das empresas. À medida em que a tecnologia da informação foi sendo incorporada as empresas, ela alterou seu processo produtivo, sua forma de organização e gerenciamento.
A utilização de softwares tornou-se um importante recurso dentro da empresas e passam hoje por re elaborações acompanhando as várias transformações econômicas e sociais.
PENNA(2008,P.58),fala que os softwares são importantes para aumentar a produtividade da empresa pois auxiliam o controle da produção do estoque, folha de pagamentos além de agilizar o processo administrativo. Eles são parte das organizações e cedo ou tarde todos terão que utilizá-lo e, nesse sentido, seus fabricantes buscam torná-los menos complexos objetivando uma facilidade em sua utilização. Mas é válido considerar que para uma boa utilização da ferramenta é de grande importância saber sua finalidade.
Além do aumento significativo da criação e da utilização desses softwares nas empresas, há também o aumento da utilização da internet e do comércio eletrônico os quais desempenham um papel vital em sua eficiência e eficácia uma vez que possibilitam obtenção de dados de forma rápida, facilitam a interação com cliente e o desenvolvimento do trabalho a ser desenvolvido pelos funcionários. Os trabalhadores ganham muitos benefícios com o aumento da utilização da internet pois, este meio de interação global, faz com que eles desenvolvam suas funções em suas residências, não necessitando, então, se deslocar até o local de trabalho.
Já as empresas que buscam a utilização da internet aumentam possibilidades de venda e satisfação dos clientes, por exemplo..Atualmente existem as que dão a opção de o próprio cliente escolher a estampa que deseja ter em sua camisa e outras,como a Embraero, que através da utilização de sistemas integrados entre seus setores melhorou o atendimento ao cliente. Pode-se dizer que, do ponto de vista do cliente, um grande atrativo da venda por encomenda é poder dispor de um produto mais ajustado ao seu desejo e necessidades.
Diante de tal fato pode-se dizer que as empresas tem muitas vantagens com a utilização da internet como ampliação seu canal de venda, redução custos nos realizados, redução tempo e incidência de erros na realização dos processos e obtenção de melhor integração com seus fornecedores.
A Internet está trazendo, para as empresas, mudanças irreversíveis tais como gerenciamento eletrônico de documentos, dos estoques, projeção de demanda, atendimento direto ao cliente; e oferecimento de serviços de pós-venda.
A utilização da Internet, entre os parceiros, facilita, ainda, o seu uso, relativamente à organização interna
De acordo com GRAEML et al.(2006,p01), “é essencial que as empresas que vendem produtos pela Internet se preocupem em desenvolver canais de comunicação mais eficientes com os clientes, que possam ajudá-las a conciliar expectativas e percepções.”
A Internet permite que as empresas consigam oferecer aos seus clientes produtos e serviços convenientes, mais ajustados às suas necessidades específicas e de forma rápida, em muitos casos.
Algumas empresas têm ganhado o mercado eletrônico e se destacado pois conseguem adquirir produtos diferenciados e indisponíveis em outros tipos de mercado, o que demonstra claramente a transformação no ambiente de negócios das empresas. Se antes a tecnologia envolvida nas empresas, seja relacionadas a produção , a obtenção de informações ou busca por modificações , eram mínimas hoje, em meio a uma economia globalizada, o cenário é diferente, pois tem-se uma economia baseada em informação, conhecimento e contínuas transformações.
Dado o exposto fica claro empresas conseguiram perceber o potencial da Internet como ferramenta para propiciar um relacionamento mais próximo com os clientes e maximizar vendas e nível de satisfação dos mesmos. Mas a internet não é um fato isolado. Como
mencionado anteriormente,há um contínuo desenvolvimento de softwares que devem ser usados por todas as pessoas , o que deixa claro que a mudança acontece dentro e fora das empresas. Se como cliente, uma pessoa se vê diante a novas possibilidades de compra , como profissional ela deve também buscar aprimoramento no uso dos softwares para ser parte efetiva da organização em que trabalha.

Por: Ariela Bakir e Camila de Cássia

Referência Bibliográfica:

GRAEML,Alexandre Reis et al. Impactos da internet na interação com o cliente:uma análise das empresas industriais do estado de São Paulo. São Paulo,2006
PENNA,Gabriela. Muito além do office. Você S.A. março,2008.Caderno Carreira e Tecnologia,p.58

Nenhum comentário: