Segundo Wikipédia (2007), os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática. Antes dos computadores, as organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informação, que exigiam um grande esforço para manter os dados atualizados e também para acessá-los.
As empresas em torno dos anos 80 dispunham de pouca ou nenhuma tecnologia e a informação não era considerada um recurso importante.
Mas mudanças como a globalização da economia e a transformação no ambiente de negócios, por exemplo mudaram consideravelmente esse cenário. Com o advento da informática todo o processo foi informatizado e com o crescente desenvolvimento de tecnologias da informação houve um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações.
Atualmente os sistemas de informação fazem parte das organizações. Eles contêm informações sobre as mesmas , sobre seus ambientes e auxiliam na tomada de decisão pois possibilitam acesso rápido e asseguram o acesso a informação de boa qualidade.
Ainda de acordo com Wikipédia(2007) temos três tipos de Sistemas de Informação que trabalham integrados: Sistema de Informação Operacional (tratam das transações rotineiras da organização, encontradas em todas as empresas automatizadas); Sistema de Informação Gerencial (agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos administradores); Sistema de Informação Estratégico (integram e sintetizam dados de fontes internas e externas, utilizando ferramentas de análise e comparação complexas, simulação e outras facilidades para a tomada de decisão da cúpula estratégica da organização).
Em aula expositiva dada pela professora Fernanda Machado em 31/10/08 na FATEC, trabalhamos os seguintes conceitos:
Sistemas Nível-Operacional: suporte aos gerentes operacionais no desenvolvimento de atividades elementares e transacionais na organização
Sistemas Nível-Conhecimento: suporte ao negócios para integrar novos conhecimentos e auxiliar a organização controlar o fluxo de papéis
Sistemas Nível-Gerenciamento: suporte ao monitoramento, controle, tomada de decisões e atividades administrativas de gerentes middle
Sistemas Nível-Estratégico: auxiliam gerentes sêniors manipular e situar questões estratégicas e tendências de longo-prazo, ambas na organização e no ambiente externo.
Por: Ariela Bakir
Referência:
WIKIPÉDIA. Sistema de Informação de Gestão. Disponível em:pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o_de_gest%C3%A3
Quem Somos.
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário